Exames realizados nesta sexta apontam a gravidade da contusão do camisa 10 e afasta também o lateral-direito titular Danilo da partida contra na próxima segunda-feira contra Suíça.
Em um boletim médico, Rodrigo Lasmar comunicou a situação não somente de Neymar, mas de Danilo. O lateral-direito também saiu lesionado. “Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar e um pequeno edema ósseo; e uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo. Os jogadores continuam em tratamento”, disse o responsável pelo departamento médico da Seleção Brasileira.
“É importante nós termos calma, tranquilidade. Essa avaliação será diária para que nós tenhamos informações para tomar as melhores decisões. Podemos adiantar que não teremos os dois jogadores para o nosso próximo jogo (contra a Suíça), mas eles continuam em tratamento para recuperá-los a tempo para essa competição.”
A tendência é que Danilo seja substituído por Fred. Ele passaria a ocupar o meio de campo ao lado de Casemiro. Logo, Lucas Paquetá assumiria o papel de Neymar na armação. A outra alternativa é a entrada de Everton Ribeiro no time. O substituto natural de Danilo é Daniel Alves, a convocação mais contestada entre as 26 escolhas de Tite no último dia 7. A outra alternativa é o zagueiro Éder Militão no setor, como fez nos últimos amistosos antes da Copa contra Gana e Tunísia.
É a terceira Copa do Mundo consecutiva em que Neymar apresenta problemas clínicos. Em 2014, deixou a Copa depois de uma grave lesão na vitória contra a Colômbia, em Fortaleza, pelas quartas de final. Em 2018, se apresentou ao técnico Tite recém-recuperado de uma cirurgia. O problema atrapalhou o desempenho dele na competição. Agora, Neymar está fora da primeira fase da Copa do Mundo e só deve retornar nas oitavas de final.