Com a plataforma ‘Rango’, estudante escolhe o que vai comer, faz pagamento e agenda retirada, tudo pelo celular
O frio na barriga antes do intervalo para encarar a fila da lanchonete é uma questão que boa parte dos estudantes enfrenta ou já enfrentou. Quem nunca perdeu a maior parte dos poucos minutos de recreio apenas para comprar o lanche? Foi assim que surgiu “Rango”, uma startup brasiliense pensada para eliminar filas em cantinas, restaurantes e lanchonetes de escolas e centros universitários.
A iniciativa é do estudante de administração Davi Rehem, em parceria com o estudante de engenharia de rede Hugo Szerwinski. O aplicativo criado por eles conquistou 5 mil usuários em poucos meses no ano passado. Neste ano, o Rango já opera em 12 centros universitários de Brasília e em uma escola de ensino fundamental e médio do Distrito Federal.
Funciona assim: o estudante escolhe o que vai comer, faz o pagamento e agenda a retirada, tudo pelo celular. O pedido estará pronto no horário marcado, sem fila. A plataforma não cobra taxas dos usuários. Para o estabelecimento, é cobrada uma parcela do valor total do pedido.
“No mapeamento que fizemos em Brasília, identificamos 35 universidades relevantes para implementar o aplicativo. Dessas, já estamos em 40% e o nosso objetivo é fechar 80% em dois meses”, diz o estudante de engenharia de rede Szerwinski. O plano, conta um dos fundadores do aplicativo, é levar a startup do DF para outros lugares do Brasil. Szerwinski diz que que, primeiro, o plano é levar a plataforma para São Paulo, para captar investimento externo e consolidar a marca no mercado.
Todos ganham
A economia de tempo para os estudantes é só uma das otimizações possíveis. O aplicativo criado pelos estudantes de Brasília também pode facilitar o dia a dia dos estabelecimentos. O restaurante ou a lanchonete consegue mais eficiência na cozinha para atender aos pedidos agendados e até melhoram a distribuição de funcionários, que não precisam ficar o tempo todo no balcão ou no caixa, explicam os criadores.
Além disso, gestores de escolas se livram da queixa recorrente das filas e desperdício de tempo no horário do recreio. Já os pais de crianças em idade escolar podem comprar e agendar o lanche dos filhos por meio do aplicativo.
Outros incentivos
Fidelidade: o estudante pontua por pedir na plataforma e troca por refeições grátis
Indicação: quem indicar um colega é bonificado digitalmente por sua ação e pode trocar por prêmios disponíveis no marketplace da plataforma
Descontos: também no aplicativo, há uma política de oferta de cupons de descontos