Festival celebra a passagem histórica da nomeação de Sol Nascente/Pôr do Sol como Região Administrativa do DF


Com apenas três anos de emancipação como Região Administrativa (RA), Sol Nascente/Pôr do Sol respira cultura. Marcada pela diversidade, a arte feita pelos moradores alegra e dá qualidade, a uma pulsante arte urbana misturada à tradição regional enraizada, vinda da “matriz” Ceilândia, onde várias famílias vieram do Nordeste em busca de oportunidades. Pensando em celebrar a história e a cultura da cidade, vem aí, o Fest Sol, festival musical alusivo à independência da nova RA. Com entrada franca e classificação livre, o evento, com várias atrações musicais nacionais, será neste fim de semana, 25 e 26 de novembro, a partir das 20 horas, na VC 311 Trecho 02 – Antiga Chácara do Padre.

O projeto cultural, idealizado pelo Instituto Sociocultural Humanidade Diversidade e Unida – HDUN, fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e apoio da Administração Regional de Sol Nascente/Pôr do Sol, se destaca como modelo de descentralização do acesso a grandes eventos culturais, promovendo a riqueza da música local para as cidades satélites do Distrito Federal, celebrando talentos locais e nacionais com acessibilidade. De acordo com os idealizadores do projeto, esta é uma oportunidade ímpar de criar públicos e fortalecer a conexão e arte entre as comunidades do DF.

Pela nova RA, encontram-se grandes agentes culturais, repentistas, grafiteiros, rappers, músicos, e outros artistas que representam a cultura local. Nesse sentido, o Fest Sol irá homenagear todas as manifestações artísticas locais como um presente para a população. No sábado, a line-up conta com o som contagiante dos artistas da cidade Gegê Matheus, Zé Mulato e Cassiano e Júnior Ferreira. Já no domingo, Nego Rainner inicia a noite com muito axé e forró eletrônico seguido pelo pop suingado da Banda Imagem e os sertanejos românticos de Alisson e Ariel. As pick-ups ficam por conta do DJ Dux e a apresentação e audiodescrição de todo o evento será feita pelo expoente da cultura brasiliense, Cacá Silva.


Cacá Silva, figura de destaque em iniciativas culturais que enaltecem os artistas do DF, enfatiza sua profunda paixão pela cultura descentralizada e pela música, evidenciando como ela é uma poderosa ferramenta de mudança social do lado do público e da valorização dos artistas. “O Fest Sol é uma expressão de respeito à história da comunidade, impulsionando a classe artística e a cadeia produtiva da cultura. Convido a todos a se unirem nessa celebração, com muita música de qualidade, espaço seguro e acessível para todos os públicos”, enfatiza Cacá.

Além de exaltar a riqueza da música e da cultura brasileira, o Fest Sol se diferencia ao abordar questões de grande relevância. Ele realça a valorização da diversidade cultural e o compromisso com a acessibilidade. “Estamos empenhados não apenas em promover a arte, mas também em incentivar o diálogo e a reflexão sobre assuntos fundamentais em nossa sociedade, tornando nosso evento inclusivo”, comemoram os representantes do Instituto Sociocultural Humanidade Diversidade e Unida – HDUN.

Serviço

FEST SOL – Festival alusivo pela passagem do aniversário do Sol Nascente.
Local.:  VC 311 Trecho 02 – Antiga Chácara do Padre.
Data: 25 e 26 de novembro, a partir das 20h
Entrada Franca
Classificação Livre
Instagram: @festsolnascente

Dia 25/11 (Sábado)
Das 20h à 1h
* Apresentador de Eventos e Audiodescritor Cacá Silva.
* DJ Dux.

Das 21h às 22h
* Gegê Matheus

Das 22h30 à 23h30
* Zé Mulato e Cassiano

Da 0h à 1h
* Júnior Ferreira

Dia 26/11 (Domingo)
Das 20h à 1h
* Apresentador de Eventos e Audiodescritor Cacá Silva.
* DJ Dux.

Das 20h às 21h
* Nego Rainner

Das 21h30 às 22h30
* Banda Imagem

Da 23h à 0h
* Alisson e Ariel

Imprensa: @gibicomunica