Com uma trajetória marcada por sua participação na cena sambista nacional e uma voz que ecoa crítica social e política, Kika Ribeiro está pronta para um novo marco em sua carreira


Prestes a lançar seu primeiro álbum, intitulado “Negra do Cabelo Raiz”, a cantora promete um trabalho envolvente e marcante que exalta a beleza e a força da mulher negra.

O lançamento do projeto musical conta com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF). A produção é da Criativa Empreendedorismo, com apoio da organização Proeco.

Após anos de dedicação à música e colaborações com renomados artistas do samba nacional, como Noca da Portela, Adilson Bispo, Dhi Ribeiro, entre outros, Kika prepara-se para um novo capítulo em sua carreira. O álbum “Negra do Cabelo Raiz” apresenta sete faixas e conta com a participação especial da cantora Dani Ribeiro, deficiente visual e ativista engajada nas causas das pessoas com deficiência.

Negra do Cabelo Raiz

De acordo com a cantora, neste primeiro álbum, um dos objetivos centrais é celebrar o samba e exaltar, por meio da música, a beleza afro e a importância dela para a identidade da mulher negra.

“O cabelo raiz representa a força da ancestralidade, liberta e empodera pessoal e socialmente a mulher negra. O cabelo natural, raiz é também uma importante referência a imagem das figuras de rainhas e deusas africanas, hoje, ele traz para a mulher negra contemporânea a força de suas heroínas ancestrais”, comenta Kika Ribeiro, sobre o nome escolhido para o álbum.

Em resumo, o álbum “Negra do Cabelo Raiz” promete ser uma ode à cultura afro-brasileira, trazendo letras que exaltam a força e a identidade da mulher negra. Com músicas como “Receita”, “Me Deixa no Samba”, “Nossa Canção”, “Boteco do Seu Zé”, “Negra de Fé”, “Reencontro”, e “Morena”, Kika Ribeiro mergulha nas raízes do samba, apresentando histórias de amor, fé e resistência que ressoam com o público.

Embora as músicas ainda não estejam disponíveis nas plataformas de streaming, o público pode acompanhar o lançamento em primeira mão na página da cantora, @Kika Ribeiro, com a promessa de que em breve, ainda neste primeiro semestre de 2024, as faixas estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

“O CD está lindo, surpreendente. É um trabalho que viaja dentro dos estilos do samba, e é super atual. Eu garanto que quem parar para ouvir esse álbum vai se apaixonar, porque está lindo, é um trabalho bem pensado, que contou com a participação de artistas, músicos e instrumentistas da cidade que admiro muito. Posso dizer que é um trabalho que me surpreendeu musicalmente e profissionalmente”, finaliza Kika Ribeiro.

Ficha Técnica – Negra do Cabelo Raiz:

Instrumentistas:

Felipe Dariva

Eddie Jorge

Marcio Bezerra

Didi Black

Herbert Nascimento

Flavinho Dias

Hamilton Bola

Coro:

Rikinho Fernandes

Agatha Rocha

Dani Ribeiro

Arranjos:

Daniel Rodrigues: “Buteco do Seu Zé”

Flavinho Dias: demais faixas

Produção Musical:

Flavinho Dias

Produção Geral de Mixagem e Masterização:

Marcos Paulo

Flavinho Dias

Artista:

Kika Ribeiro