As inscrições estão abertas para oficinas de corte e costura, customização e bordado e empreendedorismo. Aulas começam a partir da próxima segunda-feira (29)


O projeto Flores do Cerrado está com inscrições abertas de capacitação gratuita para mulheres em vulnerabilidade social no Recanto das Emas. Entre as modalidades, as interessadas poderão optar pelas aulas de corte e costura, customização e bordado e empreendedorismo. Ao todo, são 24 vagas divididas nos turnos matutino e vespertino. Com início marcado para a próxima segunda-feira, 29, as aulas serão ministradas no Centro de Juventude, localizado na quadra 508, de segunda a sexta, sempre das 8h ao meio dia no matutino e das 14h às 18h no período da tarde.

Uma das professoras do projeto é Juliana Silva, figura conhecida na moda sustentável do DF, transformando materiais descartados em obras de arte. Em 2023, a artista se destacou ao vestir o influencer Ivan Baron para a posse do presidente Lula. “O Flores do Cerrado não é só um curso de capacitação, mas é um projeto de vivência, de troca entre mulheres. E nessa troca de ensinar e aprender, a gente capacita mulheres, fortalece elas como empreendedoras, elas se veem dignas e capazes de se sustentar”, afirma.

Além de todo o material ser disponibilizado, incluindo máquinas de costura, tecidos, etc, o projeto fornece área kids com monitores capacitados para cuidar dos filhos e/ou dependentes das participantes durante todo o período das oficinas. “Eu, como mãe, me vi alguns meses atrás como essas mulheres se viam, pensando não ter mais o que fazer, apenas ficar cuidando da minha filha e não ter mais como continuar o meu trabalho e o Flores do Cerrado, trazendo esse acolhimento para a mãe e para o filho, isso é de uma importância tão grande, inclusive para mim, que sou professora e estou tendo a oportunidade de trabalhar com a minha filha”, contou a estilista que é mãe de Olívia, de três meses.

Pamela Colaço também atua como professora no curso de corte e costura e reitera que o projeto traz uma nova perspectiva de vida a mulheres carentes. “Eu vejo em muitos relatos que o Flores é um resgate ao passado. Já ouvi alunas falando ‘Costura era uma coisa que eu queria ter aprendido a 30 anos atrás’, ou ‘Minha avó queria muito que eu aprendesse a costurar’. Elas ficam extremamente gratas e felizes, empolgadas e acaba trazendo diversas novas formas de pensar, desde reconstruir sua autoconfiança, como uma nova perspectiva de vida, para além do trabalho”, declara.

Cerca de 300 mulheres já foram atendidas e, segundo Fábio Barrera, idealizador e produtor do Flores do Cerrado, algumas até já estão produzindo seus próprios produtos para comercialização. “Algumas alunas já montaram juntas uma cooperativa, uma entidade associativa para a confecção de ecobags, para que elas possam ter os seus próprios sustentos com o objetivo de multiplicar esse conhecimento e, até mesmo, suas fontes de renda”, revela o produtor. Anteriormente, as oficinas já passaram pelas cidades do Sol Nascente, Varjão, Riacho Fundo II e Estrutural.

Serviço

Inscrições abertas para cursos de capacitação em corte e costura, customização e bordado e empreendedorismo – Flores do Cerrado

Início das aulas: 29 de Abril, segunda-feira

Turnos: Matutino (das 8h ao meio dia) – Vespertino (das 14h às 18h)

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwObPKu6RS0wd2jvuyosqTGQb8FirnfBKb0u66OPied8Jzbg/viewform

Saiba mais em: @floresdocerrado.df