Escolas públicas de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol serão contempladas com a musicalidade e o teatro do nordeste


Estudantes de escolas públicas em Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol terão a oportunidade de mergulhar nas tradições culturais do Nordeste por meio da música e do teatro de bonecos, graças ao projeto “Brincando com Arte”. A iniciativa, promovida pela Artecei Produções Artísticas e Culturais, com o apoio do Ministério da Cultura (MINC), oferece uma imersão criativa que une ritmos musicais e a expressividade do teatro de mamulengos.

A primeira oficina do projeto acontece no dia 5 de setembro na Escola Classe 512, em Samambaia, e se estenderá por 12 escolas nas regiões beneficiadas, com a expectativa de atender 40 alunos por sessão. Voltadas para estudantes a partir de 12 anos, as oficinas permitirão uma imersão nos ritmos e sons tradicionais do Nordeste, como xote, baião, maracatu, coco e arrasta-pé, além de explorarem a conexão entre música e teatro de bonecos.

“Nosso objetivo é proporcionar uma vivência que vai além da sala de aula, onde teoria, prática e tradição se encontram para promover a criatividade e a produção coletiva”, explica Rosângela Dantas, diretora da Artecei. Ela destaca que o projeto incentiva o trabalho em grupo e a troca de experiências, enquanto os participantes aprendem sobre a história e as características da música popular nordestina.

As oficinas serão dinâmicas e participativas, combinando atividades musicais, dinâmicas de grupo e apresentações ao vivo. Os alunos serão incentivados a levar seus próprios instrumentos para complementar os de percussão, melódicos e harmônicos fornecidos pela oficina. Além disso, recursos audiovisuais serão utilizados para criar um ambiente imersivo e envolvente.

Durante as sessões, os estudantes aprenderão sobre elementos musicais como timbre, dinâmica, tempo e ritmo, aplicados ao teatro de bonecos – uma arte profundamente enraizada na cultura nordestina. O projeto também abordará como a música popular nordestina, especialmente o forró, coco e maracatu, contribui para a narrativa e a emoção nas apresentações de mamulengos. Inspirada na filosofia de Edgar Willems, a oficina busca promover o desenvolvimento pessoal e a expressão artística dos jovens por meio da música e do teatro, oferecendo uma experiência imersiva de pertencimento cultural aos estudantes.

Serviço

Brincando com Arte

Programação das oficinas:
05/09: EC 512 Samambaia
12/09: EC 27 Ceilândia, às 13h30
13/09: CEE 01 Ceilândia, às 16h

Gibi Comunica