Cerimônia de outorga de grau ocorreu nesta quarta-feira (8) no auditório da Fepecs
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) formou mais 78 profissionais de medicina. Os formandos participaram da cerimônia de outorga de grau no final da tarde desta quarta-feira (8). A Escs é uma instituição de ensino pública mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Os novos médicos fizeram parte da 16ª Turma de Medicina da Escs. São 48 homens e 30 mulheres. O secretário de Saúde e presidente da Fepecs, general Manoel Pafiadache, participou da solenidade e parabenizou o esforço de cada um dos estudantes durante a jornada acadêmica.
“Quero deixar aqui registrado que a rede de saúde do Distrito Federal espera muito receber todos vocês. Em breve estaremos fazendo contratação temporária e seria uma honra tê-los trabalhando conosco” – General Pafiadache, secretário de Saúde
“É com muito carinho que parabenizo os novos médicos do Distrito Federal. Que vocês tenham sensibilidade e empatia com cada paciente que adentrar o consultório de vocês”, afirmou. Pafiadache comentou, ainda, sobre a possibilidade de os formandos ingressarem na rede pública de saúde.
“Quero deixar aqui registrado que a rede de saúde do Distrito Federal espera muito receber todos vocês. Em breve estaremos fazendo contratação temporária e seria uma honra tê-los trabalhando conosco. No mais, desejo muita saúde e sucesso a cada um de vocês. Parabéns!”, enfatiza.
Para a diretora-geral da Escs, Marta Rocha de Moura, a formatura representa uma grande conquista para a vida. “É um ponto de chegada, após um longo período de formação, mas, também, um ponto de partida”, destaca. A diretora aproveitou a oportunidade para cumprimentar os novos médicos e desejar sorte na nova jornada.
“Agora o exercício da medicina é de vocês. Que possam exercê-la com empenho e dedicação, como um serviço à sociedade e na construção de um mundo melhor. Em nome da direção da Escs, de todos os docentes, servidores e colaboradores desta escola, parabenizo os pais pela vitória na missão de educar os seus filhos e os novos médicos do Distrito Federal. Desejo a todos muito sucesso.”
História
A Escola Superior de Ciências da Saúde completou 20 anos de história no dia 10 de setembro deste ano. Nestes 20 anos de existência, a instituição já graduou 1.104 médicos e 424 enfermeiros, além de 134 mestres e 12 doutores e mais de 6 mil especialistas nos programas de pós-graduação lato sensu, 127 mestres e sete doutores na pós-graduação stricto sensu.
A Escs é a única escola do país ligada a uma secretaria de Estado de Saúde que tem cursos de medicina e enfermagem. Nessas duas áreas, a instituição tem hoje quase 800 estudantes de graduação. A escola também atua na gestão pedagógica dos programas de residência médica e multiprofissional. Ao todo, são 1.570 residentes que cumprem 417 mil horas de assistência à saúde do DF.
*Com informações da Secretaria de Saúde