Antes marcada para 31 de dezembro, maratona será realizada em 22 de janeiro

Sem garantia de segurança, a Corrida da Virada, que aconteceria em 31 de dezembro, teve que ser adiada para 22 de janeiro. A decisão dos organizadores ocorre após um pedido da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), que reforçará o esquema de segurança na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB), além da festa de réveillon. Atos antidemocráticos e a tentativa de explosão de uma bomba próxima ao aeroporto de Brasília levaram o governo a mobilizar todo o efetivo de policiais na virada do ano.

Festa de réveillon e posse presidencial concentrarão efetivos de segurança pública após ameaças antidemocráticas

A alteração tirou a empolgação do corredor Antonio Cleudes Pereira. O último dia do ano seria diferente para ele, que vinha treinando desde janeiro. “É um banho de água fria”, lamenta. A mudança de data, porém, dá agora mais dias de preparação para correr o percurso de 10km. “Já faço as minhas corridas no meio da semana e esta (Corrida da Virada) iria me preparar para outra maratona, no ano que vem”, explica.

As paredes da casa de Antônio mostram suas conquistas. Duas prateleiras, que empilham seus 72 troféus e suas 270 medalhas, não têm espaço. Em cinco anos participando de corridas, foram 20 meia-maratonas de 21km e uma maratona completa de 42km. A soma dos trajetos de todas as provas equivalem a 462km. É o mesmo que sair de sua casa, em Sobradinho, correr até Goiânia (GO) e voltar. “Tanto o psicológico como o físico são fundamentais para terminar as corridas”, indica.

 (crédito: Arquivo Pessoal)

O último prêmio foi ainda neste mês, na Corrida 15K de Brasília 2022. O educador físico de 41 anos, que também é deficiente auditivo, passou pela linha de chegada em terceiro lugar e subiu ao pódio na cadeira PCD. “Agora é ir para rua correr e fazer caminhada para se preparar para o dia 22”, conta.

O ponto de largada e chegada do Circuito de Rua — Corrida da Virada será em frente ao Shopping Popular, no Parque Ferroviário do DF, às 07h. O evento terá dois percursos, um de 5km e outro de 10km, para cerca de mil corredores, sendo 100 vagas reservadas a idosos e PCD’s (andantes). Para participar, é preciso ter, no mínimo, 14 anos, para correr no trajeto menor, e 16, para o maior.

As inscrições estão abertas pelo site centraldacorrida.com.br/corrida-da-virada-2022 até hoje, ou até esgotarem as vagas. O valor é de R$ 60,00 — mas há meia entrada de R$ 30,00 destinada aos idosos e deficientes — e dá direito a ecobag, viseira, camiseta regata e kit lanche. É necessário apresentar a confirmação de inscrição ou documento de identidade para a retirada do material. Aos menores de 18 anos, a retirada é feita mediante autorização dos responsáveis.

Fonte: correiobraziliense.com.br/cidades-df/2022/12/5061849-a-pedido-da-seguranca-publica-do-df-corrida-da-virada-tem-nova-data.html