Pacientes do Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho-DF já estão se beneficiando da iniciativa
Os alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNICEPLAC estão transformando a vida de crianças com atraso no desenvolvimento motor. Em parceria com o Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho-DF, eles desenvolveram um suspensório infantil adaptado para ajudar no tratamento de crianças com dificuldades de movimento a adquirirem a marcha, ou seja, aprenderem a caminhar com mais independência. Crianças com paralisia cerebral também estão utilizando o novo equipamento, projetado para oferecer maior suporte durante a fisioterapia.
A iniciativa foi idealizada em conjunto com as professoras Thaís Gontijo e Diana Pacheco, do curso de Fisioterapia do UNICEPLAC. “A proposta surgiu de uma necessidade prática: o ambulatório possui um guincho para transferir pacientes adultos da cadeira de rodas para a cama, mas não havia uma solução adequada para crianças. Então, sugeri aos alunos que desenvolvessem um modelo adaptado”, diz a professora Thaís.
Ela explica que o atraso no desenvolvimento infantil pode ser causado por uma variedade de fatores que afetam o crescimento físico, motor e cognitivo. Por isso, a intervenção precoce com tratamentos de fisioterapia, como o uso de suspensórios adaptados, é essencial para estimular a recuperação e proporcionar mais qualidade de vida às crianças afetadas.
“Diferente de outros dispositivos, como o andador, o suspensório infantil oferece estímulos multidirecionais, promovendo o equilíbrio da criança durante o treinamento de marcha. Ele proporciona estímulos laterais e frontais, o que auxilia de forma mais eficaz no desenvolvimento da marcha”, explica a professora Thaís.
O suspensório já está em uso no Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho-DF, e muitas crianças estão sendo beneficiadas.
Aluna do 4º semestre de Fisioterapia no UNICEPLAC, Lilia Raquel Magalhães Alves foi uma das seis estudantes que participaram do projeto. Ela explica que os materiais utilizados na confecção da órtese foram tecidos resistentes, cintos de segurança, acolchoamento e costura reforçada. “O dispositivo de marcha assistida que criamos conta com apoios para as mãos (alças), onde a criança pode se segurar para se equilibrar. Além disso, permite ajustar a altura e o design dos apoios conforme o tamanho e as necessidades do usuário, garantindo uma postura correta e confortável durante o uso, o que é essencial para evitar dores ou lesões”, explica a aluna.
Para ela, participar de um projeto que melhora a qualidade de vida das pessoas é uma experiência gratificante. “Além disso, nos permite, enquanto estudantes, aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, como anatomia, biomecânica, materiais e tecnologia, em um contexto prático. Isso consolida o aprendizado e desenvolve competências técnicas essenciais para a futura profissão”, afirma.
A professora Diana complementa: “na disciplina de Próteses e Órteses, incentivamos os alunos a desenvolverem recursos que ajudam pacientes reais a melhorar sua autonomia, funcionalidade e qualidade de vida. Foi uma alegria proporcionar esse dispositivo ao ambulatório de saúde funcional de Sobradinho”
A professora Thaís ressalta o sucesso da iniciativa, destacando o valor da união entre teoria e prática, algo que o UNICEPLAC prioriza em seus projetos de extensão. “Ao oferecer experiências reais e impactantes, a instituição não só enriquece a formação dos alunos, como também contribui para a saúde e o bem-estar da comunidade local”, conclui.