A experiência ‘Beyond Van Gogh’ usa uma tecnologia de projeção para apresentar obras que marcaram a carreira do pintor
Após uma temporada em São Paulo, uma exposição imersiva das pinturas do artista holandês Vincent van Gogh chegou a Brasília nesta quinta-feira (4). A experiência “Beyond Van Gogh” usa tecnologia de projeção para apresentar obras que marcaram a carreira do pintor, buscando levar o público para “dentro” da pintura.
De acordo com a organização do evento, são apresentadas cerca de 350 obras que “ganham vida, aparecem e desaparecem, fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e formas para revelar flores, cafés, paisagens”.
“Achei essa experiência super imersiva, literalmente você se sente dentro das pinturas do Van Gogh. Fora as histórias que são contadas até chegar na sala de projeções, que já vão contextualizando sobre a trajetória deles”, disse Ana Carolina Valença, visitante da exposição.
Ainda segundo a organização do projeto, para a projeção das imagens são usados 40 projetores. A exposição está localizada em um pavilhão no estacionamento do Park Shopping.
O espetáculo de arte, que já viajou pelos Estados Unidos e Canadá, expõe obras como “A noite estrelada”, “Auto-retrato” e “Terraço do café na Praça do Fórum”.
A exposição vai ficar na capital até 30 de outubro e está aberta ao público de segunda a domingo, a partir das 10h. Os ingressos estão disponíveis no site do evento.
Quem foi Van Gogh?
Nascido em 1853, na Holanda, Vincent van Gogh foi um pintor representante do movimento pós-impressionista. Com cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos, o artista produziu obras por 10 anos. Van Gogh também foi um dos maiores influenciadores do expressionismo e foi importante para o desenvolvimento dos artistas brasileiros.