Provavelmente, ele foi o calçado mais peculiar da última década
Apesar da baixa popularidade entre os “mais estilosos”, a peça de estética peculiar tinha uma rede de defensores robusta. Além de pontuar todos os benefícios, os adeptos faziam questão de reforçar o principal atributo do sapato: conforto inigualável. Se pensou em Crocs, acertou. Prova viva de que os itens de moda vêm e vão, o modelo clássico da marca retornou nos últimos meses diretamente para os pés dos fashionistas como a aposta da vez.
Era do conforto
Nem sempre a busca por conforto foi uma prioridade na moda. Pelo contrário. Grande parte das tendências que marcaram os anos 2000, como cintura baixa, peças em tamanho mini e decotes profundos, excluem tal característica da equação.
Ao considerar o cenário predominante na virada do milênio, é possível entender as razões pelas quais a Crocs não fez tanto sucesso em meados de 2010, quando o sapato começou a se popularizar entre os mais jovens. Faltou timing.
Eis que, mais de 10 anos depois, o calçado de plástico repleto de buracos ressurge de maneira gloriosa. O retorno, no entanto, não é à toa. Após um longo período de isolamento social, em que as peças confortáveis foram priorizadas como nunca, o momento foi propício para que a empresa que produz o calçado também reconquistasse público. E tem dado certo.
O sapato, que leva o mesmo nome da empresa que o criou, antes era reservado a produções menos elaboradas. No entanto, nos últimos tempos, ele reaparece em combinações estilosas. Em eventos musicais, como o Rock In Rio, diversos fashionistas elencaram o modelo para compor looks nada óbvios. No Floripa Eco Festival, por exemplo, a influenciadora Tiane Felix arrematou o look à la Barbie com uma Crocs na cor branca, com direito a um charm rosa de pompom.
No geral, é observado que o calçado está presente nos visuais de quem não abre mão do bem-estar atrelado à moda. Por isso, o item vai bem com conjuntinhos de moletom ou algodão, vestidos, bermudas, calças jeans ou até mesmo uma composição de alfaiataria.
Enquanto algumas etiquetas vão em busca do status requintado, a Crocs abraçou o estranho como assinatura. Na lista de colaborações recentes, a companhia apostou em trabalhos com marcas de alimentos como a Hidden Valley Ranch e a Peeps, além de edições especiais com franquias de filmes como Toy Story, Carros, Space Jam e Abracadabra.
A última novidade anunciada foi a collab com a Staple Pigeon, que eleva o icônico All Terrain Clog com o estilo urbano de Nova York. A edição limitada é uma ode ao pombo-correio, símbolo clássico da Staple, com uma rede que recobre a gáspea do calçado e Jibbitz que exalam a identidade da cidade estadunidense: um isqueiro, um brinco, uma tampa de garrafa, um tampão do esgoto nova-iorquino e um alfinete.