Dados são de estudo feito pela Abrainc e pela FIPE com base em dados de 20 empresas do setor. Empresários do ramo fazem boas previsões


As vendas de imóveis de médio e alto padrão tiveram alta de 59,1% no Brasil, no acumulado de 12 meses, encerrados em janeiro deste ano. Foram 46.885 empreendimentos comercializados entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023.

As informações são de estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), com base em dados de 20 empresas do setor.

Neste período, o comércio de novos imóveis, no geral, registrou alta de 7,7% no país. Ao todo, foram vendidas 152.720 unidades.

Previsões positivas

Na avaliação do CEO da construtora e incorporadora Lotus, Luiz Felipe Hernandez, os setores de incorporação imobiliária e de construção civil continuam crescendo e são promissores. “Os juros mais altos não deixam de ser um desafio para o setor, mas nós seguimos confiantes”, ressaltou.

“2022 foi o segundo ano consecutivo em que o setor de construção civil registrou um crescimento acima da média da economia nacional”, destacou Ruy Hernandez, também SEO da Lotus.

Ainda em relação às vendas, apenas no primeiro mês de 2023 foram negociados 9.336 empreendimentos, um aumento de 1,3% em relação a janeiro do ano anterior.

Outro ponto relevante para o setor, no período, foi a alta de 19,2% nas entregas. Em 12 meses, encerrados em janeiro de 2023, 91.383 unidades foram transferidas a novos moradores. Deste total, 11.976 são de imóveis de médio e alto padrão.

“Levando em consideração os resultados dos dois últimos anos, acreditamos que a previsão para 2023 permanece positiva”, concluiu Hernandez.