Alunos da rede pública de ensino de Planaltina foram premiados no 5º Festival de Filmes de Curta-Metragem das escolas públicas. O concurso tem como objetivo incentivar o protagonismo dos estudantes na produção audiovisual. Cerca de 250 pessoas, entre alunos e familiares, acompanharam a cerimônia de premiação nesta quarta-feira (29), no auditório do Centro Educacional Delta, em Planaltina.
O concurso e o evento são organizados pela Regional de Ensino de Planaltina, que acompanha as escolas inscritas durante todo o período de produção dos curtas-metragens e incentiva a realização de oficinas com câmeras e celulares.
Premiação do 5º Festival de Filmes de Curta-Metragem reuniu cerca de 250 pessoas em Planaltina | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
“Os filmes são todos produzidos nas escolas, com os recursos disponíveis nas instituições, então são produções simples, mas que representam muito para a educação. É um projeto que dá protagonismo aos estudantes, estimula a criatividade, a identidade e toda a comunidade escolar participa”, conta a coordenadora da Regional de Ensino, Raissa Matos.
O aluno do Centro de Ensino Fundamental 01, João Henrique Borges, 13 anos, que foi premiado nas categorias Melhor filme e Melhor roteiro, com o curta-metragem Metaverso, relata a emoção. “São vários sentimentos que tenho, essa premiação vai mudar a minha vida, porque quero fazer a minha arte no futuro. Meu professor me ajudou muito, minha escola é maravilhosa e fazer o filme estimulou muito a nossa criatividade”, relata o estudante.
O curta-metragem ‘Metaverso’ foi premiado como melhor filme e melhor roteiro
Nesta edição, 10 filmes foram feitos pelos estudantes com o auxílio dos professores, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo também estudantes do Centro de Línguas e da Unidade de Internação de Planaltina.
O professor de sociologia, Ítalo Soares, também foi premiado com duas alunas, na categoria Melhor filme de servidor com o curta Uma Noite com Elas. Para ele, poder contar a história das estudantes do EJA foi uma experiência única. “Quando surgiu a possibilidade de participarmos, foi ótimo, e contar através do audiovisual a jornada árdua delas, desde o dia até a rotina escolar, foi demais. Temos muitos talentos na escola que podem construir muitas coisas boas por lá”, conta.
Segundo os organizadores, ao longo das edições, 412 estudantes e 22 professores já participaram do festival, e a iniciativa já fomentou a produção de 48 filmes em curta-metragem, dos quais 36 foram exibidos à comunidade escolar de Planaltina.
“É nítido notar o quanto o resultado é positivo, desafiador e emocionante, proporcionando aos estudantes, unidades escolares e comunidade prestigiarem o talento, as produções de exímia qualidade e irem às lágrimas com tamanha criatividade e dedicação”, completa Raissa Matos.