O tema central será “A Língua Portuguesa como Língua de Cultura”, abordando a importância cultural e histórica do idioma
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, realizará pela primeira vez uma roda de conversa online com o Embaixador português António Sampaio da Nóvoa, conhecido por sua atuação na promoção mundial da língua portuguesa. O bate-papo está marcado para o dia 19 de junho, às 14h, e terá intérprete de libras para garantir acessibilidade. A iniciativa faz parte do calendário de ações alusivas ao Dia Nacional da Língua Portuguesa.
O tema central será “A Língua Portuguesa como Língua de Cultura”, abordando a importância cultural e histórica do idioma, o qual é o quarto mais utilizado no mundo, com 260 milhões de falantes. A mediação ficará a cargo da bibliotecária Cleide Soares, com a participação de David Rodrigues, especialista em literatura e educação, membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, e curador da Biblioteca Demonstrativa.
Sampaio da Nóvoa, que teve papel significativo na instituição do Dia Mundial da Língua Portuguesa, apresentará maneiras de fortalecer a relevância cultural e histórica da língua, oficial em países da América do Sul, África, Europa e Ásia. “Sampaio da Nóvoa é um intelectual comprometido e brilhante. Conversar com ele em português sobre o tema da língua portuguesa como língua de cultura é absolutamente imperdível”, ressalta David.
O bate-papo ocorrerá no canal oficial da @bdbcultural no YouTube, por meio do link aqui. Além disso, o público receberá um certificado de participação mediante inscrição prévia no formulário disponível aqui. Mais informações pelo e-mail bdb@institutoincluir.com.br ou pelo WhatsApp (61) 99513-2426.
Trajetória e contribuições para a educação e cultura
António Sampaio da Nóvoa nasceu em Valença em 1954. É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève (1986) e em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (2006). Começou sua carreira docente na Universidade de Genève em 1982 e, em 1986, ingressou na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, tornando-se professor catedrático em 1996.
Foi professor convidado em universidades como Wisconsin, Paris V, Oxford, Columbia – New York, Brasília e Federal do Rio de Janeiro. Atuou como consultor para assuntos de educação na Casa Civil do Presidente Jorge Sampaio e presidiu a International Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Entre 2006 e 2013, foi Reitor da Universidade de Lisboa, liderando a fusão com a Universidade Técnica de Lisboa.
Sampaio da Nóvoa esteve no Brasil em 2014 em missão da UNESCO e recebeu doutorados honoris causa de várias universidades, incluindo Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2016, candidatou-se às eleições presidenciais em Portugal, obtendo 23% dos votos. De abril de 2018 a novembro de 2021, foi Representante Permanente de Portugal junto à UNESCO.
Sobre a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração n.º 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal.
Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.