Evento será realizado no dia 25 de julho, no Centro de Convivência Negra, na Universidade de Brasília
Estão abertas as inscrições para o seminário Poder e Mulheres Negras: Presença em Diferentes Instâncias Públicas, que será realizado em 25 de julho, das 14h às 18h, no Centro de Convivência Negra, na Universidade de Brasília (UnB). O evento tem organização da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial, e da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial e Coordenação de Questões Negras (UnB/SDH).
A iniciativa vai ocorrer no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e também no Dia Nacional de Tereza de Benguela, data significativa que reforça a importância da resistência e da presença das mulheres negras na história e na contemporaneidade. O evento busca discutir e celebrar a atuação das mulheres negras em diversas esferas públicas, destacando suas contribuições e desafios.
Coragem e negritude
Tereza de Benguela viveu no século XVIII e ficou conhecida por propor e presidir um modelo político semelhante a um parlamento no Quilombo Quariterê, localizado entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Tornou-se uma referência na luta dos povos escravizados no Brasil e reconhecida por sua coragem e liderança ao criar um sistema de defesa para o quilombo, sendo assessorada por outras mulheres negras e indígenas.
Serviço
Seminário Poder e Mulheres negras: Presença em diferentes instâncias públicas
Data: 25 de julho
Horário: Das 14h às 18h
Local: Centro de Convivência Negra – UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte (Próximo ao posto de gasolina da UnB)