Vizinhos do Poder, História e Memória da Vila Planalto
Prefaciado pelo ex-presidente José Sarney, o livro dá voz aos pioneiros da Vila Planalto – que durante 65 anos testemunharam de perto a história de Brasília, sua construção e crescimento, e, claro, a história do Brasil. Comecei a escrever em 2018, quando retornei da Suécia. A inspiração surgiu após conhecer uma cidade que é referência na preservação do patrimônio e documentação (em especial sobre as técnicas construtivas dos prédios históricos do país), o que me remeteu à Vila Planalto da minha infância, cujos prédios históricos – únicos exemplares da arquitetura modernista em madeira dentro do Plano Piloto – da época da construção de Brasília, se encontram em ruínas.
Remoção na Vila Planalto – Foto Arquivo Público do DF
Mais do que um livro, este trabalho alerta para a importância da preservação do patrimônio de madeira edificado nos primórdios da capital federal. Vizinhos do Poder destaca o protagonismo feminino na luta por direito à moradia, a resistência nos anos de chumbo, quando a remoção dos barracos dos acampamentos da Vila era uma constante e a erradicação da Vila Planalto – hoje tombada pelo patrimônio histórico do DF – era iminente.
A obra busca romper com o silenciamento e o esquecimento, trazendo à tona outros olhares e outras versões sobre a história da construção de Brasília, diferentes da história Oficial.
No livro conto, por meio de alguns relatos, como os moradores desse local privilegiado, próximo dos palácios da República, vivenciaram e foram impactados por acontecimentos históricos do Brasil, como, por exemplo, no golpe militar de 1964. Na época a Vila foi cercada pelas Forças Armadas. Há, também, relatos da invasão, pelo exército, na Universidade de Brasília (UnB), quando alguns alunos conseguiram escapar correndo em meio aos barracos dos acampamentos próximos e se esconderam nas casas dos moradores da Vila Planalto para fugir da repressão.
O lançamento do livro na Vila Planalto será dia 03 de Dezembro, a partir das 18h, dando início a semana de comemoração de 35 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido à Brasília. Processo esse que também foi relatado em um dos capítulos de Vizinhos do Poder, que conta a História do GT Brasília, o grupo criado por Aluízio Magalhães, ex-presidente do SPHAN/Pró-Memória (atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no final dos anos 70.
Magalhães pesquisava o que deveria ser preservado para as gerações futuras em uma cidade modernista.
Serviço
VIZINHOS DO PODER HISTÓRIA E MEMÓRIA DA VILA PLANALTO
autora: Leiliane Rebouças
Editora independente
337 páginas
Lançamento na Vila Planalto: 03 de Dezembro – 18h
Local: Docelu Café com Flores – Acamp DFL , Rua 05
@docelu_café
Fonte: osdivergentes.com.br