Iniciativa idealizada por enfermeira envolve a confecção de adereços e roupinhas para períodos temáticos, como São João e Natal


Com o intuito de gerar experiências afetivas e humanizadas para os pais e familiares dos bebês nascidos na Maternidade do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), a técnica de enfermagem Márdilla de Oliveira tem feito um trabalho muito especial no HUB. A iniciativa envolve a confecção de adereços temáticos, como tiaras, laços, tocas e roupinhas, que são utilizados para registrar de uma forma afetiva os primeiros momentos de vida do recém-nascido. O HUB é um dos 45 hospitais que integram a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A enfermeira Márdilla é simplesmente maravilhosa, uma pessoa incrível que faz tudo isso com tanto carinho e cuidado nos detalhes. Sem dúvidas foi muito especial participar dessa iniciativa”, disse Maria de Fátima, mãe da Melinda Morais Weck, que nasceu no dia 23 de junho e foi recebida em clima junino, no “Arraiá da Sala de Parto”, sendo a noivinha da festa.
O traje da bebê foi composto por um vestidinho em diferentes tons de rosa, bordado com corações quadriculados. Na cabeça, um véuzinho de noiva costurado a uma tiara ornada com um tecido em formato de flor, que trazia ao centro um chapeuzinho de palha, incrementava o clima junino que envolvia a chegada da noivinha Melinda.
O momento festivo também foi especial para Marcelo Sousa, pai do Anthony Ravi Souza Silvestre, que nasceu no dia 22 de junho, e foi o noivinho do arraiá.
O bebê usou um conjuntinho nas cores branca e preta com detalhes quadriculados, além de uma gravatinha e um chapéu de palha ornamentado com detalhes bordados nas cores preto, branco e rosa.
“Foi uma experiência incrível e única que vai ficar guardada para sempre na nossa memória. Obrigado à equipe do hospital pelo carinho com nossos bebês e, especialmente, à enfermeira Márdilla”, agradeceu Marcelo.
Realizando esse trabalho há cerca de seis anos no HUB, Márdilla comenta que os adereços são feitos pelas mãos de uma costureira talentosa e especial em sua vida: a sua mãe Rosimeri de Oliveira. “É a minha mãe quem faz há quatro anos, mais ou menos, as toquinhas natalinas, as tiarinhas, as roupinhas dos noivinhos também. Os adereços dos meninos, como é mais fácil, eu mesmo confecciono”, revela Márdilla.
“Quando eu visto esses bebês, eu sinto uma realização fora do comum, eu me arrepio, eu me emociono ao ver que estou conseguindo fazer um bom trabalho com a satisfação que eu vejo no rosto dos pais. É muito gratificante de verdade”, finaliza.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.