
Robert Francis Prevost é escolhido para liderar a Igreja Católica e adota o nome Leão XIV
Leão XIV, sob o nome Robert Francis Prevost, é o novo líder dos mais de 1,4 bilhão de católicos pelo mundo. Ele foi apresentado nesta quinta-feira (8), no balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.
Antes de se tornar papa, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”
O público que estava presente na Praça de São Pedro pode conhecer pela primeira vez o sucessor do apóstolo Pedro, considerado o fundador e primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romama.
Rito de passagem
Segundo o rito da Igreja Católica, após a escolha do papa, o cardeal decide se aceita a função. Em caso positivo, se dirige para a “Sala das Lágrimas”, onde troca de roupa, usando as vestes papais.
Em seguida, após a apresentação do novo sumo pontífice aos cardeais, o novo papa segue para o balcão da Basílica de São Pedro, onde é anunciado com a clássica frase “Habemus Papam” e o nome do novo pontífice é divulgado ao público.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.
Em seguida, o papa apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirige ao público de fiéis presentes.