
Se você também é adepto da prática, entende agora mesmo o que te leva a fazer isso mesmo nos dias quentes do verão
Mais do que esquentar no frio, dormir de cobertor pode trazer bastante conforto e segurança. Por isso, muita gente escolher não abandonar a prática nem mesmo no calor. Mas, você sabia que existe uma explicação psicológica super plausível para seguir com esse comportamento na hora de dormir? Entenda!
Por que dormimos de cobertor mesmo no calor
Especialistas contam que estar coberto ativa o sistema nervoso parassimpático, o que promove relaxamento e reduz o estado de alerta do corpo. Os cobertores pesados, por sua vez, que exercem certa pressão no nosso corpo estimulam essa resposta, nos trazendo uma sensação de calma e segurança.
Esse hábito pode, inclusive, ajudar a aliviar dores crônicas e melhorar a qualidade do seu sono, conforme revelou um estudo do Departamento de Anestesiologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicado no ano de 2011.
Os cobertores pesados ainda podem melhorar questões de saúde mental, como ansiedade e depressão, em adultos. Eles garantem conforto emocional e facilitam o relaxamento, conforme comprovou um estudo publicado no American Journal of Occupational Therapy, feito por pesquisadores das universidades de Flinders e Adelaide, na Austrália.
Outros motivos para ser tão comum dormir de cobertor
O cobertor faz uma espécie de “barreira”, garantindo conforto e segurança emocional. Ele ainda é um hábito adquirido na infância, que simbolizava conforto ou proteção, que muitos adultos gostam de manter por conta desse simbolismo. Por fim, ele ajuda a criar um ambiente mais tranquilo, reduzindo sua exposição à luz, a ruídos e até a picadas de insetos.