Além de facilitar o networking e a inserção no mercado de trabalho, investir em especialização pode levar profissionais a obter renda 113% a mais, diz pesquisa


Ampliar o leque de oportunidades de carreira, potencializar o currículo e aumento de salário. Esses são os principais motivos para o ingresso em um curso de pós-graduação lato sensu, segundo pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), divulgada ano passado.

De acordo com os dados, que têm como fonte a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), do IBGE, a remuneração média dos alunos de especialização em relação aos estudantes de graduação é 113% maior. Segundo o estudo, cerca de 60% dos entrevistados que ainda não fizeram uma pós-graduação têm interesse em ingressar nos próximos anos. Desses, 72,2% gostariam de fazer já em 2024.

“Há uma série de vantagens em realizar uma pós-graduação, tais como aprimoramento pessoal, ampliação das oportunidades de carreira, reconhecimento profissional, desenvolvimento pessoal, acesso a cargos mais elevados e oportunidades de networking enriquecedoras“, explica Maycol Coutinho, pró-reitor acadêmico do Centro Universitário UNICEPLAC

De acordo com o professor, em um cenário globalizado, as empresas estão buscando profissionais mais criativos e multifacetados, que saibam transitar em diversas áreas. “Nos dias de hoje, as empresas valorizam profissionais que possuem, não apenas conhecimento especializado em uma área específica, mas também habilidades que os tornem mais versáteis e adaptáveis”, completa o pró-reitor.

Referência em educação superior no Distrito Federal há quase 40 anos, o UNICEPLAC incentiva o lifelong learning, hábito de continuar adquirindo novos conhecimentos mesmo depois da conclusão do curso de graduação. Entre os novos cursos de pós-graduação, a instituição oferece Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Marketing e Gestão de Clientes, Saúde Pública, Segurança da Informação, além de Tecnologias e Educação a Distância. 

“Os cursos de pós-graduação do UNICEPLAC se destacam pela qualidade e utilização de um ambiente virtual de aprendizado diferenciado. Essa abordagem oferece aos alunos uma experiência educacional mais dinâmica e interativa, proporcionando recursos e ferramentas que enriquecem o processo de aprendizagem, promovendo maior participação e engajamento dos estudantes ao longo do curso”, destaca o professor Maycol

Formada em Marketing, Lídia Rosa decidiu fazer pós-graduação em Gestão Empresarial para ampliar o conhecimento na área estratégica. “Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, o curso é uma excelente opção para atualizar meu currículo, ter possibilidades de melhores cargos e salários, além de me proporcionar destaque na carreira, conduzindo a novas experiências”, diz a estudante.

No UNICEPLAC, a pós-graduação em Gestão Empresarial capacita profissionais a enfrentar os desafios do mercado atual. Oferecido na modalidade Educação a Distância (EAD), o curso é focado no desenvolvimento de habilidades necessárias para liderar equipes, avaliar problemas, tomar decisões estratégicas e gerenciar processos essenciais que impulsionam o sucesso de empresas nos setores público e privado.

“O profissional aprende a utilizar práticas de gestão de recursos humanos, financeiros e materiais, além de planejamento estratégico, liderança, técnicas operacionais e até mesmo de marketing e vendas. Ou seja, um excelente curso, capaz de me preparar ainda mais para os desafios atuais da carreira”, completa Lídia Rosa.

farocriativocomunicacao