Seja para filhos, netos, afilhados, sobrinhos, primos ou filhos de amigos e conhecidos, comprar presentes para crianças exige carinho e atenção especial
Os objetos devem ser bem examinados para que não apresentem riscos à saúde e sejam adequados à faixa etária do presenteado. Fora a preocupação com a segurança, é válido lembrar que as brincadeiras têm uma grande importância na formação das crianças. Confira, então, algumas opções de presentes para crianças das mais variadas idades:
Sugestões de presentes para crianças de 0 a 1 ano
Nos primeiros anos de vida, os cuidados com a escolha dos presentes devem ser maiores. Sempre confira se o brinquedo não tem peças pequenas ou pontiagudas, evite materiais que possam ser facilmente quebrados e fique alerta com qualquer componente que possa causar uma reação alérgica. “Para essa faixa etária, geralmente são adequados brinquedos de borracha ou que tenham música, assim será estimulado a dentição, audição e coordenação motora”, sugere a pedagoga. Dessa forma, chocalhos, móbiles musicais, mordedores e andadores podem ser boas escolhas.
Mordedor com chocalho
Móbile
Maracas
Bloco de atividades
Projetor Urso
Sugestões de presentes para crianças de 1 a 2 anos
A partir de um ano de idade a criança já pode receber livros de presente. A atenção de crianças muito pequenas é chamada por livros com música, grandes, coloridos e com bastante imagens. Livros interativos, com texturas diferentes e figuras são ótimas opções para despertar a curiosidade do bebê. Além disso, invista em brinquedos didáticos, de encaixar, com formas geométricas e sons. As peças pequenas ainda devem ser evitadas.
Microfone
Celular Musical
Teclado musical
Livro interativo da Galinha Pintadinha
Guitarra
2 a 4 anos
Artigos que estimulam a coordenação são bem vindos nessa fase, já que a partir dos dois anos as crianças já têm mais firmeza nos movimentos e distinguem tamanhos e proporções dos objetos. Escolha brinquedos pedagógicos e jogos mais simples, como quebra-cabeças, brinquedos com letras e números, formas geométricas, jogos de memória, de encaixar. Os livros também podem começar a conter histórias um pouco mais elaboradas, ainda dando destaque para ilustrações – livros em pop-up são uma boa opção para essa faixa etária.
Ferrovia Thomas & Friends
Livro “Amigos da Selva”
Lego Duplo
Quebra-cabeça Disney
A partir dos cinco anos, os brinquedos podem estimular ainda mais o conhecimento e aprendizagem da criança. A idade pede brinquedos pedagógicos mais embasados, como tabuadas em jogos ou jogos pedagógicos que envolvam palavras mais complexas. Estimule o interesse pelas palavras com jogos com perguntas, livros mais elaborados, quadros e lousas para escrever. Quebra-cabeças mais complicados e mesinhas recreativas também podem ser boas alternativas. Nessa fase, as crianças gostam de imitar as atividades do dia a dia dos adultos. Então, brinquedos que também imitam essas ações, como cozinhas e ferramentas costumam fazer sucesso.