Segurança e emergências médicas não terão alterações. Transporte público vai trabalhar com escala de domingo e parte dos serviços do GDF será suspenso
Segunda-feira (12) é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também marca o Dia das Crianças. Por isso, serviços públicos no Distrito Federal terão o horário de funcionamento alterados. Alguns órgãos, como centros de saúde, ambulatórios e o Na Hora, estarão fechados. As unidades de pronto-atendimento (UPAs) e as emergências dos hospitais funcionarão normalmente. O transporte público terá horário diferenciado.
Confira, ponto a ponto, o que abre e o que fecha na capital:
Segurança
Todas delegacias de Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão 24 horas ininterruptamente. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis 24 horas. Na Polícia Militar, o policiamento estará na ativa 24 horas em todo DF, sem alterações. O Corpo de Bombeiros Militar trabalha em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção. Já a Defesa Civil funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199, em casos de emergências.
Saúde
As emergências dos hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam 24 horas no fim de semana e no feriado. Ambulatórios dos hospitais e unidades básicas de saúde só voltam a prestar atendimento na terça-feira. O Hemocentro abre normalmente no sábado, das 7h às 18h, mas não atenderá no feriado.
Transporte público
Os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) vão circular de acordo com a tabela horária de domingo, com 40% da frota. Os horários e itinerários dos coletivos podem ser consultados online. Já a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô) funcionará das 7h às 19h.
Detran-DF
Não haverá atendimento ao público nas unidades do Departamento de Trânsito do DF. Os serviços de fiscalização e engenharia de trânsito funcionarão em escala especial.
DER-DF
Não haverá atendimento ao público nas unidades do Departamento de Estradas de Rodagem do DF. As reversões na subida do Colorado e na Estrutural ficam suspensas.
BRB
Não haverá atendimento nas agências do Banco de Brasília, nem nas unidades do BRB Conveniência.
DF Legal
Não haverá atendimento ao público.
Na Hora, Procon, Conselhos Tutelares
Os serviços vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) não vão funcionar no feriado. São eles: Na Hora, Procon e Conselhos Tutelares. Os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender as demandas urgentes registradas sem interrupção (3213-0657 / 3213-0763 / 3213-0766 ou cisdeca@sejus.df.gov.br)
Comércio
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o comércio na cidade está garantido. Lojas de shoppings funcionarão normalmente, respeitando normas de segurança de prevenção à disseminação de coronavírus. Já os estabelecimentos de rua estão autorizadas a abrir, de acordo com a demanda de cada empresa. Farmácias, bares, restaurantes e mercados também abrirão as portas. Shoppings Populares de Ceilândia e do Gama vão funcionar normalmente. Do Plano Piloto, fechado.
Restaurantes comunitários
Os 14 restaurantes comunitários do DF não funcionam no feriado.
Unidades de acolhimento
As 21 unidades de acolhimento institucional, incluindo os Alojamentos Provisórios do Autódromo e de Ceilândia, funcionarão normalmente.
Ruas de lazer
As três ruas bloqueadas para lazer no Distrito Federal funcionarão, além de domingo, no feriado. O Eixão do Lazer fica fechado para veículos das 7h às 19h. O Viva W3, na W3 Sul, das 6h às 17h. A Rua do Lazer do Paranoá, das 7h às 17h.
Cultura
Não funcionarão os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no feriado. Aqueles autorizados abrem de sexta a domingo.
Zoológico de Brasília
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) vai alterar o funcionamento na semana para garantir a alegria da criançada. O local vai abrir na segunda-feira, quando tradicionalmente fecha, das 9h às 17h, e passará por manutenção nos dois dias seguintes. Quem quiser pode comprar ingressos antecipados na bilheteria, evitando aglomerações. Com lotação limitada a 1.500 visitantes, 40% dos bilhetes poderão ser comprados até sexta-feira (9). A entrada custa de R$ 5 (meia entrada) a R$ 10 (inteira).O pagamento é feito somente em dinheiro e cada pessoa pode adquirir somente seis ingressos.
Jardim Botânico
Não funcionará no feriado.
Mirante da Torre de TV
Excepcionalmente, poderão ser realizadas visitas ao mirante da Torre de TV no feriado, das 12h às 18h. Em caso de muito movimento, a fila será encerrada às 17h30. Rotineiramente, o espaço pode ser acessado quinta a domingo.
Planetário de Brasília
Excepcionalmente, poderão ser realizadas visitas Planetário, das 9h às 18h. O espaço, normalmente fechado nas segundas, abrirá para o Dia das Crianças. As regras para acesso são: uso obrigatório de máscara e distanciamento social. As visitas são acompanhadas para evitar aglomeração.