Uma rapadura feita à moda antiga em um engenho de madeira com mais de 70 anos será uma das atrações da Festa da Moagem e Carro de Bois, que chega à sua quarta edição em Santa Maria. A festa, reconhecida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) pela lei nº 5297 de 13 de fevereiro de 2014, será realizada entre os dias 26 e 29 deste mês. A estimativa é receber 25 mil pessoas.
O produtor do evento, Júlio César da Silva, trará uma equipe de Goiás para fazer a rapadura ao vivo, usando um antigo engenho de madeira. Mais cinco fornos de barro a lenha serão utilizados para a fabricação de produtos artesanais. Também será possível ver os bois e tirar leite de vaca na hora do evento.
“No Brasil todo, as pessoas só querem saber de internet e celular. Agora as crianças que passam estão vendo a montagem do evento e perguntam o que estamos fazendo. Nosso objetivo é trazer a roça pra dentro da cidade e não deixar essa tradição do campo morrer”, declara Júlio.
Segundo o administrador da Santa Maria, Josiel França, as regionais de ensino vão levar escolas públicas para a Festa da Moagem. “Hoje nossos jovens não têm muito acesso a como é feito o produto, então eles vão ter a oportunidade de ver ali como é feito, ao vivo, e agregar esse conhecimento”, afirma.
O evento será na quadra central de Santa Maria, com programação diurna e noturna. Também haverá vacinação antirrábica de cães e gatos. Além de levar os animais clássicos dos carros de boi, a festa apresentará receitas tradicionais do mundo rural, como carne de lata, mané-pelado (ou biscoito de mandioca) e farinha de mandioca. A cana-de-açúcar será moída para fazer a rapadura, fabricada em grandes tachos.
Além disso, haverá bandas ao vivo de sertanejo raiz, contando com artistas como Gino & Geno, Teodoro & Sampaio, Pedro Paulo & Mateus, Rafael Silva, Flávio Brasil, Gilberto & Michel, Zé Mulato & Cassiano, André & Andrade e Galvão & Galvãozinho.