População teve acesso a serviços de órgãos como Detran, Procon e Caesb e também a testes rápidos contra covid-19
O dia de sábado (26) foi movimentado e cheio de serviços gratuitos para a população de São Sebastião. O programa Sejus Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), passou pela cidade e atraiu muita gente apesar da manhã chuvosa. Esta foi a 28º edição do programa, que já registra mais de 290 mil atendimentos no DF desde 2019.
A tradicional carreta do Na Hora e da Defensoria Pública marcaram presença. Serviços oferecidos por órgãos como Detran, Caesb, Procon, Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) estavam disponíveis.
Corte de cabelo gratuito, feirinha de artesanato e a diversão para a criançada também eram boas opções. Até testes rápidos contra a covid-19 foram ofertados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges-DF).
O agendamento para emissão do RG foi um dos mais procurados, como de praxe. Em duas horas, 55 pessoas já haviam solicitado o serviço aos funcionários do Na Hora. A professora Fernanda Alves, 32, não perdeu tempo. Ela se deslocou do Jardins Mangueiral para São Sebastião e garantiu duas vagas para tirar o documento das filhas de 15 e 12 anos.
“Já tinha tentado agendar pela internet, mas é um pouco demorado. Foi difícil achar uma data e então resolvi vir aqui ao evento”, explicou a moça. “Essa ação é muito importante, pois ajuda as pessoas carentes. Em alguns casos, a gente não sabe para onde ir, onde procurar o serviço. E ter tudo num lugar só ajuda demais”, ressaltou.
Já o servente de pedreiro Antoniel Batista, 37, morador de São Sebastião, nunca tinha participado de uma edição do Sejus Mais Perto do Cidadão. Aproveitou para dar um trato no visual, ao cortar o cabelo. “Foi bom que economizei R$ 20, né?”, brincou Antoniel. “Para quem tem qualquer pendência, coisas pra resolver, este é o lugar”, emendou.
O programa já atendeu 15 regiões administrativas (RAs). “Nosso objetivo é o atendimento à população na ponta e em sua cidade. Levamos os serviços do governo que ficam ‘presos’ em unidades até o cidadão. E isso faz toda a diferença”, finalizou o secretário-executivo da Sejus, Jaime Santana.