Voltado para o público idoso, o espetáculo literário é uma oportunidade para resgatar essas memórias, fortalecer vínculos e proporcionar bons momentos
Às vezes, as memórias mais preciosas se perdem em meio à correria do dia a dia. “Fios que Atravessam o Tempo” surge para resgatar e celebrar histórias longínquas, de um tempo mais lento, de conexões pessoais mais intensas. Voltado para o público idoso, o espetáculo literário é uma oportunidade para resgatar essas memórias, fortalecer vínculos e proporcionar momentos de escuta ativa, bordados e conversas recheadas de afeto, circulando nos Centros de Convivência de Ceilândia e Taguatinga e no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante.
O espetáculo é inspirado no livro Fios que Atravessam o Tempo (Editora IMEPH), uma miscelânea de criação literária e resgate das memórias da infância das escritoras Ana Neila Torquato, Hozana Costa e Rose Costa. Essas três renomadas autoras e contadoras de histórias se uniram para criar uma experiência única. Uma coletânea das memórias de diferentes gerações, entremeadas por bordados.
Fios que Atravessam o Tempo é uma experiência envolvente, composta por uma apresentação cênica-literária protagonizada pelas três autoras, uma oficina de bordado, onde o ato de trabalhar com as mãos ajuda a despertar memórias e criar narrativas pessoais.
A oficina acontece após uma roda de conversa, um momento especial em que o público idoso é incentivado a compartilhar as suas próprias vivências e recordações, gerando um ambiente de escuta ativa e acolhimento. Uma apresentação musical com raízes na cultura ancestral brasileira permeia todo o evento, trazendo mais encantamento e emoção, conectando o público às suas origens e tradições.
Uma celebração à vida, à ancestralidade e às histórias que nos conectam. Um projeto que busca ouvir, acolher e, acima de tudo, mostrar que as vivências dos mais velhos têm um valor incalculável. Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal.
O projeto é conduzido por três mulheres com uma longa trajetória na arte de contar histórias: Ana Neila Torquato é pedagoga, psicopedagoga e escritora, autora de dez livros, com foco nas infâncias. Atuando como mediadora de leitura, traz em sua escrita a sensibilidade das memórias e da natureza. Hozana Costa é educadora há mais de 30 anos com vasta experiência em mediação de leitura e na implementação de projetos literários. É escritora, contadora de histórias e palhágica.
Acredita no poder transformador e curativo da sociedade através da arte. Seus livros trazem afetividade, encantamento e ludicidade. Rose Costa é atriz, escritora e contadora de histórias, cresceu em meio a bonecas de pano e carretéis de linha. A infância simples e poética inspira suas narrativas, que conectam a literatura de cordel e as memórias afetivas de gerações.
Serviço
Fios que atravessam o tempo Data: 4 de novembro – 8h Local: Centro de Convivência Bernardo Sayão – Taguatinga QNM 36/38 Data: 18 de novembro – 14h30 Local: Lar dos Velhinhos maria Madalena – Park Way Data: 25 de novembro – 8h Local: Centro de Convivência de Ceilândia Norte – QNN 15 Data: 29 de novembro – 14h Local: Centro de Convivência de Ceilândia Sul – QNM 15 |
Proativa Comunicação